
Há pouco tempo, eu abordei um tema em um dos meus artigos onde falei sobre o “poder das palavras”. Uma palavra venenosa pode causar um dano irreversível muitas vezes. Quando dizemos algo sentindo raiva, com a intenção de magoar, uma simples palavra pode causar um dano tão forte, que se assemelha com uma agressão física e digo que às vezes chega ser até pior.
Baseado nisso, sempre que tenho uma boa e longa conversa com Deus peço a Ele que controle meus lábios e que não deixe que eu profira nenhuma palavra desse tipo. Li uma vez, numa passagem bíblica, que Salomão pediu a Deus que controlasse seus lábios e sua língua, comparando-a com o “chicote do corpo”, ou seja, através de nossas palavras podemos abrir caminho para o sucesso ou cavar nossa própria “sepultura”
O que dizemos é o nosso abre alas, nossas boas vindas. Por isso devemos sempre pondera muito que dizemos e não só para aqueles que amamos, mas também para aquelas pessoas que estão ao nosso redor, no nosso cotidiano, mas que não temos muita intimidade. O motorista do ônibus, o rapaz da padaria, a moça da farmácia o instrutor da academia, toda e qualquer pessoa que se faz presente em nossas vidas.
Infelizmente conheço pessoas que não valorizam os mais próximos. Filhos, esposa, marido, avós. Pessoas que estão diretamente ligados a eles. Pessoas que não sabem dizer uma palavra de amor. As palavras de carinho muitas vezes se tornam ainda mais difíceis de serem proferidas. Patologia da alma? Talvez. Ou talvez por uma mágoa enrustida no coração, mas o fato é que com isso só afastam aqueles que são mais os amam e sem perceber abrem um abismo entre as partes envolvidas. Isso sim é um perigo muito maior e demasiadamente triste.
Se as pessoas bem soubessem iriam valorizar aqueles que estão próximos, dizendo palavras de carinho, afeição, agindo de forma mais carinhosa, disseminando mais atos e gestos de amor, onde o retorno é certo. Pois recebemos exatamente aquilo que damos.
Dizer que o outro é especial, é essencial é algo muito importante em nossas vidas. Dizer eu te amo, você é tudo pra mim, é muito importante. Mas mais importante que isso é valorizar quem soma com você. Quem não divide uma vida, mas somatisa e completa sua existência. Isso sim, faz com que você se sinta importante, essencial, especial...amado!
O Ministério da Saúde adverte:
PALAVRAS ERRADAS DESTROEM SENTIMENTOS E RELACIONAMENTOS
Cuide de quem você ama!!!